Dia 1
Parta de Lisboa em direção a Évora, na região do Alentejo, atravessando a bela ponte pênsil. Admire a cidade e o monumento ao Cristo Rei. Évora é um lugar onde diferentes civilizações prosperaram e as evidências ainda permanecem. Veja o antigo "Templo de Diana" construído no período romano, juntamente com o magnífico aqueduto de "Agua da Prata".
Construída ainda nos séculos XI e XII pelos árabes, Évora foi residência de reis portugueses e ponto de convergência de artistas de renome que foram apoiados pelo mecenato e dinastia reinante em Portugal. Este período de descobrimento criou uma riqueza em Évora que viu a construção de inúmeros palacetes aristocráticos da cidade, como a universidade jesuíta. O destaque, porém, é a Igreja de São Francisco e a Capela dos Ossos, vestida com caveiras e ossos de 500 monges.
Veja a seguir a vila medieval de Monsaraz, com as suas ruas estreitas de pedra e casas pintadas de branco que conferem um encanto especial a este local e aos seus habitantes. Mais tarde, chegue a Albufeira onde passará a noite. Este centro histórico tem um ambiente tradicional, casas caiadas de branco e ruas estreitas de calçada repletas de cafés, lojas, bares, restaurantes e discotecas.
Dia 2
Partida para Lagos. Em meados do século XVI, Lagos foi a grande base de apoio aos Descobrimentos, e a evidência disso é bem visível. Veja a Fortaleza de Sagres onde canhões, uma torre do século XVI e a Igreja de Nossa Senhora da Graça e um belo relógio de sol aguardam a sua descoberta. Depois, visite a vizinha Fortaleza do “Cabo de São Vicente” que foi construída no século XVI para proteger a costa dos ataques dos mouros. Regresso a Albufeira para pernoitar.
Dia 3
Na viagem de volta a Lisboa, você fará uma parada na cidade de Sesimbra para visitar seu Castelo dos Mouros na encosta ao norte da vila. Classificado como monumento nacional em 1910, é hoje um dos locais mais visitados do concelho. Já na baía, irá visitar o Museu Marítimo de Sesimbra onde ficará a conhecer a ligação desta vila ao mar e a história dos seus pescadores locais. Desfrute aqui de um filme em 3D que o transportará no tempo para os tempos medievais e além.
Continue até à baixa de Setúbal onde poderá encontrar lojas para todos os gostos, sejam grandes armazéns globais ou nichos de antiguidades locais. A maioria das ruas aqui convergem para a “Praça do Bocage”, o ponto de encontro local de Setúbal. Ladeada por esplanadas e dedicada a uma das maiores figuras da poesia portuguesa, esta estátua de olhos postos no mar é o ex-líbris desta movimentada praça.
Regresso a Lisboa.